Nalini Elvino de Sousa
Nalini Elvino de Sousa, nascida em Portugal, vive em Goa há 23 anos e formou-se em Língua e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses na Universidade Aberta em 2007.
Fez também o mestrado em Língua e Cultura Portuguesa na Universidade de Goa concluído em 2000.
Está neste momento no segundo ano do Mestrado em Música – ramo da etnomusicologia na Universidade de Aveiro (UA)
No âmbito artístico:
Fez parte do grupo de danças e cantares de Goa (Grupo Ekvat) desde o seu início em 1990 a 1998 em Lisboa.
Entre 2006 e 2011 realizou e produziu a série Contacto Goa para a RTP num total de 72 documentários.
Em 2009 realizou e produziu o documentário de curta duração Rivers of Goa selecionado para o Vashuda Award (International Film Festival of India).
Em 2010 realizou e produziu o documentário de curta duração Water selecionado para o Vashuda Award (International Film Festival of India).
Em 2013 realizou e produziu o documentário Dances of Goa que ganhou o prémio da audiência em “In the Palace International Short Film Festival” em 2013 na Bulgária, seleccionado pelo IFFTAC (international Festival of Films on Tribal, Art & Culture em Bhopal bem como Heritage Film Festival – Gujarat em 2013. Teve 10 exibições em Goa.
Em 2014 produziu a curta – metragem Paklo que ganhou o segundo prémio no festival de cinema em Marathi (2013) e teve uma exibição especial no International Film Festival of India (2014).
Em 2018 realizou e co-produziu o documentário Enviado Especial apoiado pela RTP e que teve estreia em Julho de 2018. Foi selecionado para os festivais “Docs Without Borders Film Festival”, “Jakarta International Humanitarian and Culture Awards” (Indonésia), “History Film Festival” (Croácia) e ganhou o Award Merit na categoria de Libertação/ Justiça Social/ Protesto em “Accolade Global Film Competition”. Teve exibições em Moçambique, Goa, Portugal e Tanzânia. Estreou na TV Cine em Abril 2021 e esteve em exibição até Junho de 2021.
Em 2019 realizou e co- produziu o documentário O Clube para a RTP a ser estreado no dia 10 de Novembro de 2022 na RTP2.
Realiza e produz desde 2016 até à data a série Hora dos Portugueses na Índia para a RTPi e RTP1.
Todos estas produções têm em comum a ligação entre Goa e Portugal e como tal essa ligação será agora desenvolvida durante o mestrado.
É diretora atual da Associação Communicare Trust em Goa e co-fundadora da produtora Lotus Film & TV Production em 2008 igualmente em Goa.
É co-fundadora, em Goa, da editora Lotus Libri com início de atividade em 2011 e membro-fundador da associação PorGoa Communicare Trust em Portugal.