Sobre o Libersound
Liber|Sound é um projeto que propõe a libertação da herança musical encerrada em suportes obsoletos de registo de som (discos de 78 rpm e fitas magnéticas, cassetes) com o objetivo de facilitar a reativação da memória a partir de processos inovadores de arquivamento. Centra-se em exemplos de micro-expressões de música popular gravada e difundida pela indústria fonográfica durante a primeira metade do século XX em Portugal, Moçambique, Brasil e India (Goa), espaços que partilham entre si histórias políticas e línguas comuns com reflexos evidentes em trânsitos e experiências musicais. O enfoque do projeto incide sobre arquivos sonoros que revelem:
-
trânsitos entre práticas musicais e intérpretes em espaços lusófonos;
-
espaços sonoros compartilhados que deram lugar a expressões musicais autónomas;
-
expressões de resistência a ações de dominação estabelecidas entre Portugal e as suas antigas colónias.
Os estudos sobre a música e o fenómeno do colonialismo têm sido abordados, no caso português, a partir de duas perspetivas: a da história, identificando e mapeando a circulação de estruturas musicais em busca da presença portuguesa no mundo, e a da etnomusicologia mais interessada nos estudos de práticas contemporâneas resilientes, que se mantêm na oralidade em territórios pós-coloniais e suas diásporas. No entanto, pouca atenção foi ainda dada aos primeiros registos fonográficos guardados em discos comerciais do início do século XX (1900 – c.1960) ou outros suportes de registo de som, entretanto descontinuados, onde está encerrada uma história individual, coletiva e performativa que é importante recuperar.
Por sua vez, os estudos sobre indústria fonográfica em países lusófonos, para além de frequentemente ignorarem a perspetiva pós-colonial, baseiam-se em geral em premissas nacionalistas, com ênfase na circulação de géneros musicais entendidos como símbolos de nacionalidade, bem como nas transformações sociais verificadas pelo advento da fonografia no âmbito de cada “estado-nação”. Estudos que privilegiem o papel das indústrias fonográficas na consolidação de sistemas musicais transatlânticos ena criação de complexas dinâmicas de memória sonora compartilhadas entre Península Ibérica, África, Ásia e América do Sul ainda são escassos.
O projeto Liber|sound desenha-se, portanto, como resposta a este duplo hiato no que diz respeito à abordagem conceptual e teórica, mas com efetivas ambições de caráter prático. Metodologicamente o projeto baseia-se nas práticas de investigação partilhada e está organizado em três fases. A primeira procura identificar, catalogar e digitalizar exemplos de música gravada que se encontram em acervos públicos e privados e que se enquadrem no enfoque do projeto. A segunda pressupõe a análise crítica do repertório numa perspetiva transcontinental e descolonizadora, partilhada com investigadores dos diferentes contextos em análise. A terceira procura reativar a memória da herança musical “libertada”, promovendo a reinterpretação de repertório selecionado, a construção de uma enciclopédia biográfica online de músicos e de músicas, e a organização de um programa de rádio de divulgação internacional/transcontinental dedicado às fontes digitalizadas e suas reinterpretações
Libertação da memória sonora: conectando acervos em Portugal, Brasil, Moçambique e Índia (Goa)
A equipa
Pedro Aragão é professor na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil, onde atua na graduação – lecionando prática de conjunto e História da Música Popular Brasileira – e na pós-graduação. Seus interesses de pesquisa incluem música popular brasileira, arquivos sonoros, relações entre indústria(...)
Susana Sardo é Professora Associada de Etnomusicologia na Universidade de Aveiro e Professora Visitante da Cátedra Cunha Rivara na Universidade de Goa /India. É doutorada em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 1987 tem desenvolvido trabalho de investigação sobre Goa e sobre(...)
Doutor em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2013) tendo concluído com a tese intitulada "Folgazões do Mogi-Abaixo: música, caipiridade e paisagens cantadas", sob a orientação da Professora Doutora Susana Sardo, com uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Possui(...)
Doutorado em Design pela Universidade de Aveiro (2011), especializou-se, dentro da área do design de comunicação, branding, design estratégico, cartazes e tipografia. É docente desde 1998 na Universidade de Aveiro, tendo intervenção nos graus da licenciatura, mestrado e doutorado em design da mesma(...)
Ana Flávia Miguel é investigadora contratada na Universidade de Aveiro/INET-md.
É doutorada em etnomusicologia pela Universidade de Aveiro. Desde 2006 tem desenvolvido trabalho de investigação sobre música, Cabo Verde e migração e tem feito trabalho de campo em Portugal, Cabo Verde, Itália, Brasil(...)
É doutoranda em Música – ramo de Etnomusicologia – desde 2019, na Universidade de Aveiro. É mestre em Ensino de Música – saxofone - pela Universidade de Aveiro (2018) e também licenciada em Música, variante performance – saxofone - pela mesma instituição (2015). Frequentou masterclasses com Jean(...)
Angela de Castro Reis é Professora Titular do Departamento de Ensino do Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Ensino do Teatro/PPGEAC da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atriz e pesquisadora do teatro brasileiro, é Mestre e Doutora em Teatro pela UNIRIO e Pós-Doutora(...)
Cristiano Tsope, nasceu a 06 de Junho de 1984 na Cidade de Maputo. Doutorando em Música, com especialização em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (UA) (2021/2022), licenciado em História pela Universidade Eduardo Mondlane em 2009; mestre em Direitos Humanos, Desenvolvimento económico e Boa(...)
Eduardo Falcão é doutorando em etnomusicologia na Universidade de Aveiro. Ele é mestre em História e Património na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em São Paulo, Brasil. Possui especialização em violão na(...)
Isaac Raimundo é licenciado em Produção e Tecnologias da Música, com especialização em acústica previsional. A sua atividade profissional tem-se desenvolvido na área da electroacústica, em particular no desenvolvimento de equipamento de leitura e digitalização de discos de 78 r.p.m. Atualmente(...)
Maya Suemi Lemos é professora associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História da Arte dessa universidade (PPGHA/UERJ) e no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGM(...)
Nalini Elvino de Sousa, nascida em Portugal, vive em Goa há 23 anos e formou-se em Língua e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses na Universidade Aberta em 2007.
Fez também o mestrado em Língua e Cultura Portuguesa na Universidade de Goa concluído em 2000.
Está neste momento(...)
Orlando Fernão é natural de Moçambique, tem licenciatura em Linguística e Literatura pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), 2011 e mestrado em Música pela Universidade de Aveiro (UA), 2021. Tem uma pós-graduação em Antropologia (Doutoramento em Antropologia). Frequentou uma licenciatura em Música(...)
Timóteo Francisco Lidia Cuche, saxofonista e músico moçambicano, é mestre em música, ramo Etnomusicologia e estudos em música popular pela Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Artes (2021), concluiu o MBA - Master of Business Administration - Em Gestão de Projectos no Instituto(...)
Historiadora colombiana, com mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Autora do livro "Las historias de la música en Hispanoamérica" (2010), que conquistou menção honrosa no X Prémio de Musicologia Casa de las Américas e é consultado habitualmente em cursos de pós(...)
Sandor Buys é músico, pesquisador e colecionador de discos e livros sobre música brasileira. É biólogo, mestre em Ecologia e Doutor em Zoologia, tendo experiência em pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional e Fiocruz. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em(...)
Rui Vilela é artista plástico e aluno do programa de doutoramento em Música com especialização em Etnomusicologia da Universidade de Aveiro. Em 2020, foi aceite como candidato na Amsterdam School for Cultural Analysis da Universidade de Amsterdão. Foi bolseiro, entre outros, da Fundação Calouste(...)